sexta-feira, janeiro 22, 2021

CORAÇÕES

Corações de aço enfeitados de miosótis

navegam em águas de profunda ilusão.

Hirtos, alinhados por um duro "Rigor Mortis",

que nos trespassa com a agrura de um furacão.

Corações de pedra esculpidos no medo,

enfeitados de velozes rasgos de paixão.

Corações agrilhoados aos degredos

da sombra dos dias que passam em vão.

Corações de água varrendo a imensidão,

como pétalas de orvalho, como névoa de Verão,

lavando as horas sem tempo ou exactidão,

escorrendo monótonas, como olhos na escuridão.

Corações de vento, sem sul nem norte,

sem princípio nem fim. Sem cor nem brilho.

Corações de aço, de pedra, de morte,

corações sem rumo, sem nome nem trilho.


Lágrimas de lua







11 comentários:

CÉU disse...

Olá, estimada amiga!

Espero que esteja bem de saúde e que a Covid esteja bem longe de si. Eu estou bem, em casa, visto que as escolas estão fechadas e nunca mais saí. Aguardo todos os dias uma novidade boa, um desaparecimento ou abrandamento do vírus, mas até agora, tudo igual.

Já não tenho pais, nem tios, tias etc. Morreram todos entre os 60 e 70 anos, excetuando a minha mãe que morreu aos 55 de cancro. Restam primos e primas, que julgo estarem bem. Filhos, não tenho, portanto, estou tranquila.

Como sempre, continua a escrever muito bem, pondo a natureza em primeiro plano e qdo a lemos parece que vemos tudo ao nosso redor.

Infelizmente, existem corações desses materiais e feitos para fazer sofrer os outros, aqueles que são de carne e de sangue vermelho e arterial, contudo talvez um dia tenham a recompensa, embora eu não acredite na lei do retorno.

Que os corações bons predominem sobre os maus, pke há mta gente a sofrer por causa deles.

Beijinhos e gostei de passar por cá. Saúde!

Jaime Portela disse...

Há corações para todos os gostos, formas e feitios...
Mas nem todos os poemas são tão bons como este, onde cada palavra parece que nasce por direito próprio, tornando o poema coerente e, talvez o mais importante, de uma beleza e maturidade poéticas notáveis.
Bom fim de semana, querida amiga.
Beijo.

LuísM Castanheira disse...

Um poema 'forte'esculpido no tempo que nós atravessa e no sentido de tudo isto.
Teremos ainda esse 'tempo' por muito tempo?
Teremos de mudar de vida, ou simplesmente aceitar a perda, ficando esta recordação para melhorar a forma como encaramos o nosso habitat?
Muito belo.
Um beijo, querida amiga Teresa.

saudade disse...

Adorei ler te. Beijinhos

LuísM Castanheira disse...

Passei para lhe desejar uma Páscoa Feliz, Amiga.
Um bj

CÉU disse...

Olá, querida amiga!

Espero que esteja bem e com saúde. Eu estou bem, obrigada.

Tenho passado por aqui algumas vezes e o post, que já comentei, é sempre o mesmo, o eu me faz ficar um pouco preocupada.

Se for "preguiça" ou falta de inspiração, acontece aos melhores, mas se for algum problema seu ou familiar, fico um pouco apreensiva.

Dê notícias, se lhe for possível, não é por causa do comentário no meu blog, porque eu já tenho suficientes, mas apenas para saber de si. Então, fico à espera. Obrigada e que se encontre bem.

Beijinhos e dias com saúde.

saudade disse...

Olá, estás bem. Saudades de te ler. Beijinhos

Jaime Portela disse...

O teu luar perdeu-se mesmo...?
Espero que estejas bem.
Beijo.

27.05.2121

Zélia Chamusca disse...

Simplesmente maravilhoso, como sempre!
Beijinho,
ZCH

saudade disse...

Oi, Espero que estejas bem, saudades,
beijo

LuísM Castanheira disse...

Também eu espero que esteja tudo bem consigo, Teresa
Estranho muito esta tão longa ausência.
Um beijo e saúde.
04.set.2021

O TEMPO PERDIDO NÃO SE RECUPERA

As palavras lançadas não voltam atrás, o tempo perdido já não tem retorno e a vida esvai-se, no silêncio voraz. Fica o caminho, diluído, sem...